Pró-Reitoria de Pesquisa

FAPESP lança edital do Projeto Geração

Propostas devem conter ideias ousadas, submetidas por recém-doutores sem vínculo empregatício no momento da contratação. Prazo de submissão se encerra em 25 de maio (imagem: reprodução)

Agência FAPESP – A FAPESP lançou ontem (22/02) a chamada de propostas Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração, voltada a pesquisadores em início de carreira. O objetivo é apoiar pesquisas baseadas em ideias audaciosas, apresentadas por cientistas graduados há menos de 11 anos e com título de doutor obtido há menos de seis anos, na data-limite de submissão do edital, e sem vínculo empregatício no momento da contratação.

O Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração oferece condições diferenciadas de financiamento de médio prazo para apoiar pesquisadores no início de uma promissora carreira científica, em todas as áreas do conhecimento. Também é oferecida uma Bolsa Geração para manutenção do Pesquisador Responsável, que deve se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do projeto. O prazo para a submissão de propostas se encerra no dia 25 de maio.

“O Conselho Superior da FAPESP determinou que, neste ano, procurássemos adotar ações de impacto, inovadoras e, principalmente, que promovessem a retomada do Sistema de Ciência e Tecnologia, agora que estamos saindo desta grande crise, de uma pandemia que foi vencida pela ciência”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, durante o evento de lançamento do edital. “O Projeto Geração busca talentos, valoriza ideias audaciosas, dá oportunidade para aqueles que querem correr risco. Convido os jovens a trazer essas ideias para a disputa.”

“Estamos iniciando 2022 com várias boas iniciativas. No conjunto, essas medidas têm o intuito de ampliar a atratividade da ciência para a sociedade. No caso do Projeto Geração, a ideia central é valorizar ideias ambiciosas para recém-doutorados”, afirmou Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. “Projetos ambiciosos, de alto risco, podem não dar certo, mas quando dão certo trazem recompensas, no sentido de fazer avançar as fronteiras do conhecimento. O sucesso depende de propostas qualificadas.”

A FAPESP destinou ao edital um valor total máximo de R$ 32 milhões, podendo selecionar até 20 propostas. Os projetos aprovados deverão ter duração de até 60 meses, com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, em condições excepcionais e com justificativa aceita pela FAPESP.

Cada proposta poderá solicitar o valor máximo de até R$ 1,6 milhão, incluindo itens de dispêndio, tais como material permanente, de consumo, serviços de terceiros, a Bolsa Geração do proponente (obrigatória) e demais bolsas.

Em contrapartida, a instituição-sede garantirá condições adequadas de trabalho para o Pesquisador Responsável, como espaço físico, infraestrutura, laboratórios e tempo de dedicação à pesquisa, além de pessoal de apoio técnico e administrativo e liberdade de recrutar estudantes para o projeto.

No processo de análise, a FAPESP levará em conta, além desse apoio institucional, a política de recursos humanos da instituição no que for relevante para as finalidades desta modalidade de apoio.

As solicitações de Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

O Projeto Geração integra os mecanismos de fomento oferecidos pela FAPESP para pesquisadores no início da carreira, ao lado das modalidades Jovem Pesquisador (JP) e Projeto Inicial π (Pi). As três modalidades, com objetivos e público-alvo distintos, visam atrair e fixar talentos em São Paulo (JP), incentivar pesquisadores contratados recentemente para alavancar a formação de recursos humanos no início da carreira (Pi) e apoiar pesquisadores sem vínculo empregatício que ainda não possuem experiência internacional substancial para a solicitação de um JP (Geração).

A íntegra da chamada está disponível em: fapesp.br/projetogeracao.

Informações mais detalhadas do edital também estão disponíveis em vídeo no canal da Agência FAPESP no YouTube.
 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

Site desenvolvido por Chuva Inc.