Pró-Reitoria de Pesquisa

Inscrições e Seleção de Estudantes

Público-alvo

Estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio de Escolas Públicas vinculadas às Diretorias de Ensino Leste e Oeste (Campinas, Valinhos, Vinhedo e Jaguariúna), e das Diretorias de Ensino de Limeira e de Piracicaba.

Inscrições encerradas!

18/abril a 18/maio de 2022

Período de vigência

01/09/2022 a 31/08/2023 (12 meses)

Edital 2022 | 2023

Inscrições e classificação dos estudantes

• As inscrições, de acordo com a ordem de classificação dos estudantes para o PIBIC-EM, serão feitas pelas escolas públicas de ensino médio vinculadas às Diretorias de Ensino Leste e Oeste (Campinas, Jaguariúna Valinhos e Vinhedo), Limeira e Piracicaba.
  • Poderão ser inscritos no máximo 6 estudantes por escola, por meio da ficha eletrônica, disponibilizada no site do programa, somente no período aberto anualmente para as inscrições.
  • A classificação dos estudantes será feita por cada escola, considerando o histórico escolar do aluno. Portanto, as indicações deverão ser efetuadas nesta ordem de classificação: a primeira inscrição deverá ser a do primeiro colocado e, assim, sucessivamente.
  • O histórico escolar do ensino fundamental de cada estudante (arquivo PDF) deverá ser anexado à ficha eletrônica no momento da inscrição.
  • Além do histórico escolar, é obrigatório, informar no momento da inscrição, os números dos seguintes documentos: CPF e RG do estudante e CPF da mãe do estudante.
  • A escola poderá indicar estudante que já esteja participando do Programa, desde que atenda os requisitos do Edital. No entanto, não será garantida a vaga no programa/projeto.
  • Após a inscrição, a escola deverá informar, por e-mail, sobre cada aluno inscrito, se o mesmo dispõe de recursos tecnológicos (ex: computador/tablet com internet) que possibilite a participação à distância, visto que alguns projetos poderão oferecer parte das atividades no formato remoto. Caso algum aluno não disponha desses recursos, iremos organizar a participação apenas em atividades presenciais.

Requisitos e condições para inscrição dos estudantes

• Estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano do ensino médio de escola pública e ser indicado pela sua escola.
  • Não ter vínculo empregatício.
  • Possuir frequência escolar igual ou superior a 80%.
  • Ter disponibilidade de 8 horas semanais, em dias e horários a serem definidos pelo orientador do projeto no início das atividades (normalmente, 2 vezes por semana no período da tarde), inclusive nos meses de dezembro, janeiro (salvo o recesso administrativo) e julho, visto que não estão previstas férias no calendário do programa.
  • Todos os estudantes participantes deverão cumprir os protocolos sanitários vigentes na UNICAMP no período de realização do programa.

Seleção dos estudantes

• O número de estudantes selecionados pela UNICAMP (bolsistas) será determinado pelo número de projetos submetidos e pela disponibilidade de bolsas.
  • O resultado final da seleção será divulgado no site do programa e por e-mail enviado às escolas e aos estudantes selecionados.
  • Os estudantes não selecionados na primeira chamada ficarão em lista de espera e, em caso de desistência ou desligamento de bolsistas, serão convocados em chamadas subsequentes durante a vigência da quota.
  • O Comitê Assessor do programa, composta de docentes das diferentes áreas de conhecimento nomeados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, fará a seleção final dos estudantes.

Apoio aos estudantes

• Bolsa mensal no valor de R$ 100,00 (cem reais);
  • Cartão extraquadro para utilização do Restaurante Universitário para 1 refeição/dia, exceto alunos do Cotuca e Cotil que já possuem RAs;
  • Utilização de ônibus fretado da UNICAMP em Campinas, caso haja disponibilidade na linha;
  • Acesso às Bibliotecas;
  • Acesso aos serviços de atendimento médico e odontológico no Centro de Saúde da Comunidade da UNICAMP - CECOM, em caso de emergência;
  • Seguro de acidentes pessoais; e
  • Certificado de participação para os concluintes.

ACESSO AO SISTEMA

Editais anteriores
Quota 2021-2022
Quota 2020-2021
Quota 2019-2020
Quota 2018-2019
Quota 2017-2018

Site desenvolvido por Chuva Inc.