Pro Reitoria de Pesquisa

Desafios da institucionalização das políticas de integridade ética no Brasil.

Evento aberto acontece no âmbito dos Fóruns Permanentes promovidos pela Pró-Reitoria de Educação e Cultura (ProEC).

O objetivo deste Fórum é estimular o debate contemporâneo sobre integridade ética em pesquisa acadêmica. Partindo do princípio de que início do século XXI testemunhou um vertiginoso processo de expansão dos sistemas universitários e de pesquisa científica e, com ele, uma estrutura de divulgação baseada em parâmetros de metrificação da qualidade e concorrência entre pares, cresceu também a denúncia e detecção de casos e situações de más práticas científicas.

Estas más práticas, disseminadas nas diferentes dimensões de produção do conhecimento científico, têm contribuindo decisivamente para uma série de problemas na relação entre as comunidades científicas e as esferas mais amplas da sociedade contemporânea, dentre elas, o abalo de legitimidade da informação científica que concorre decisivamente para o avanço do negacionismo científico.

Este Fórum tem por propósito consolidar o debate sobre boas e más práticas científicas na Unicamp levando em consideração princípios, diretrizes e critérios entendidos como comuns e fundamentais a toda e qualquer prática científica, assim como as diferenças de concepção e de procedimentos entre as diversas áreas de produção de conhecimentos das ciências exatas, biológicas e humanas. E, adicionalmente, pretende contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de atividades de cunho educativo a ser realizado pela Comissão de Integridade Ética da Unicamp (CIP-Unicamp) de forma a cultivar e expandir a cultura de integridade ética na universidade.

O Fóruns Desafios da institucionalização das políticas de integridade ética no Brasil acontece nos dias 5 e 6 de agosto e as inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do evento.

Veja a programação completa e faça sua inscrição aqui.

Site desenvolvido por Chuva Inc.